João Silva já recebeu a "recompensa". A próxima é do ténis de mesa

Recuperação épica deu medalha de prata a João Silva, no triatlo, nos Jogos Europeus. Hoje, equipa de ténis de mesa vai lutar pelo ouro. E há mais em perspetiva.
Publicado a
Atualizado a

O medalheiro ainda só marca uma, mas Portugal já tem duas medalhas conquistadas nos Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku (Azerbaijão). A primeira - prata no triatlo - foi uma "recompensa" para João Silva, depois de "deixar tudo" na pista e conseguir uma recuperação épica nos quilómetros finais. A segunda só será confirmada hoje (a partir das 13.00 em Portugal continental): prata ou ouro no torneio de equipas masculinas de ténis de mesa, após Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo terem garantido ontem a presença na final.

Ao segundo dia, a comitiva nacional começou a colecionar sucessos nos Jogos Europeus (uma versão continental dos Jogos Olímpicos, com exceção de algumas modalidades). E o primeiro chegou logo pela manhã, na prova de triatlo, em que João Silva (seguido pelos compatriotas João Pereira e Pedro Palma) traçou uma recuperação notável.

O triatleta, de 26 anos, atrasou-se nos 1500 metros de natação (ficou a 45 segundos da liderança) e parecia irremediavelmente afastado do pódio após os 10 km de ciclismo (1,45 minutos de diferença). Porém, ao fazer os 10 km de corrida a grande velocidade, conseguiu chegar ao 2.º lugar, a apenas 11 segundos do vencedor, o britânico Gordon Benson. "Não fazia ideia de que ainda ia às medalhas, porque comecei a corrida muito atrasado. Deixou-me bastante contente. Foi uma grande recompensa", reconhece, em declarações ao DN.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt